Albânia autêntica

Preços desde €1.482

5/5
Albânia autêntica

Ao longo da costa albanesa, desde Shengjin até Sarandë, o clima
é ameno e as temperaturas máximas normalmente são atingidas
em Agosto. Em situações pontuais de “ondas de calor”, as
temperaturas, podem atingir os 40 graus, mesmo no litoral.

A gastronomia albanesa é excelente, fresca e saborosa. De influências mediterrânea, dos balcãs e do antigo império Otomano, as principais especialidades são carnes (na brasa ou guisadas), legumes, queijos e uma grande variedade de pães. As carnes mais apreciadas no país são as de borrego, carneiro e galinha, mas a carne de vaca ou vitela também são comuns. Na Albânia, o almoço é a refeição mais importante do dia e consiste em sopa, prato principal baseado em carne ou peixe servidos com saladas e por fim a sobremesa.

 

Galeria

Albânia

Informações Importantes

Beber somente água engarrafada e sem gelo. Evitar o consumo de vegetais crus (ex. saladas) e de alimentos confecionados com ovos crus ou mal cozidos. 

Para os jantares a grande maioria dos hotéis exige roupa um pouco mais formal, sendo obrigatório o uso de calça comprida para os homens, e também não são permitidos os chinelos.

1. REQUISITOS DE ENTRADA

Os nacionais portugueses não necessitam de visto para entradas de turismo e curta duração, apenas sendo necessária a apresentação de passaporte ou cartão de cidadão válidos.

Programa

1º DIA – CIDADE DE ORIGEM, TIRANA
Chegada ao aeroporto de Tirana e transfer para o hotel, jantar e alojamento. Neste dia, dependendo do horário de chegada do voo, realizaremos um passeio por Tirana. 

2º DIA – TIRANA, KRUJA, SHKODRA
Pequeno-Almoço no hotel e saída até Kruja, a primeira capital do país das águias, como é reconhecida popularmente a Albânia. Foi o quartel-general de Skanderbeg, o herói nacional que liderou desde aqui a resistência no século XV contra os turcos, e castelo, além de um encantador tekke bektashi (santuário de inspiração sufi) e um museu etnográfico, encontra-se o peculiar museu dedicado à figura do grande herói albanês. 

Vamos visitar o antigo bazar, um dos melhores bazares da Albânia, com a sua rua principal e vielas laterais rodeadas de casas tradicionais. Depois do almoço no restaurante/taberna seguimos até Shkodra, a capital cultural da Albânia e a mais europeia das cidades do país, centro católico da Albânia. Vamos visitar o Castelo de Rozafa reconstruído durante o domínio veneziano no século XIV, pode ser visto a quilómetros de distância e do seu interior tem uma vista panorâmica que se estende até ao mar, com o grande lago, a confluência dos rios Buna, Drin e Kiri e a planície de Shkodra. Jantar e alojamento no hotel.

3º DIA – SHKODRA, THETH
Pequeno-Almoço no hotel e saída para o parque natural de Theth. Ao visitar esta parte do país sente-se como em casa, e não se deixe enganar, já que na Albânia há mar e cidades interessantes, mas a verdadeira essência do povo albanês reside na montanha. Nos vales íngremes e inacessíveis no Noroeste do país foi onde se forjou o espírito albanês e onde a sua identidade se mantém há séculos. Aqui vai descobrir e aprender sobre a lei da honra (Kanuni), uma antiga tradição da cultura do Norte da Albânia que segue viva até aos dias de hoje, e onde vamos visitar a torre de isolamento. Almoço num restaurante/taberna em Theth. Jantar e alojamento no hotel. 

4º DIA – THETH, BERAT
Pequeno-Almoço no hotel e e almoço no percurso num restaurante/taberna. Saída até Berat, uma das cidades mais antigas da Albânia, com casas brancas a subir a encosta e muros que rodeiam toda a colina. Esta cidade albanesa, outrora uma cidade fronteiriça do Império Bizantino e agora património da UNESCO, é considerado um dos lugares mais belos da Europa, com três bairros antigos -Mangalem, Gorica e Kalaja- e muitas mesquitas e igrejas, a cidade das mil janelas tem 2.400 anos de história e é excepcional no sentido literal da palavra. Localizada nas margens do rio Osum, nas suas casas otomanas de paredes brancas escondem-se lugares de culto (islâmicos, cristãos, bektashi). No alto ergue-se a grande cidadela, ainda habitada e submersa num sonho, com uma igreja no centro onde está exposta a coleção de ícones do mestre Onufri (século XVI), de visita obrigatória. 
Jantar e alojamento no hotel.

5º DIA – BERAT, GJIROKASTRA
Pequeno-Almoço no hotel e almoço no percurso num restaurante/taberna. Continuamos a nossa viagem até Gjirokastra, lugar declarado Património da Humanidade pela UNESCO desde 2005, com mais de 350 casas de pedra. Esta cidade que gira à volta do seu castelo, como gira em torno da sua rica história de um século, fascina pela sua nitidez e a sua monumental coexistência de culturas, costumes e valores naturais. Gjirokastra é a cidade das ruas verticais, das pessoas que se contentam por caminhar em percurso sinuosos, desconhecidos dos visitantes, fascinados pela harmonia das pedras e das criaturas. Vamos visitar o centro histórico com o seu mercado único e calçadas de pedra típicas, o seu magnífico castelo, o maior do país, a característica casa-fortaleza de Skendulaj repleta de arte em pedra e madeira. Jantar e alojamento no hotel.

6º DIA – GJIROKASTRA, VLORA
Pequeno-Almoço no hotel e saída até Vlora, cidade na baía onde se dividem os mares Adriático e Jónico. Devido à sua posição geográfica sempre foi um importante porto mediterrâneo, desde a antiguidade Vlora é a maior cidade do Sul da Albânia. Almoço num restaurante/taberna na cidade. Vamos visitar o porto mais importante da cidade e depois vamos chegar a Kusbaba, para ver onde se unem os dois mares. Tempo livre para desfrutar da praia. Jantar e alojamento no hotel.

7º DIA – VLORA, TIRANA
Pequeno-Almoço no hotel e saída até Tirana, capital do país, onde vamos visitar as suas principais atrações. Almoço num restaurante/taberna. No centro de Tirana vamos poder ver uma mistura de arquitectura otomana, italiana e soviética, os blocos do século XX e uma praça com edifícios históricos, desde logo a mesquita de Ethem Bey, umas das mais belas da Albânia, os Bancos e Ministérios da época fascista (anos 30). Continuamos até BunkArt o túnel secreto do ditador Enver Hoxha. Tempo livre para desfrutar da capital albanesa. Jantar num restaurante/taberna com música albanesa. Alojamento no hotel.

8º DIA – TIRANA, CIUDADE DE ORIGEM
Pequeno-Almoço no hotel e transfer para o aeroporto. Fim dos nossos serviços.

Nota

Existe a possibilidade de alterar o itinerário e/ou estabelecimentos incluídos, mantendo sempre o conteúdo total do mesmo e as categorias hoteleiras. O nome dos hotéis será informado alguns dias antes da partida da sua viagem. A possibilidade de usufruir do serviço de pequeno-almoço ou jantar no hotel, vai depender do horário dos voos, pelo que não tem direito ao reembolso do serviço. Durante a viagem os guias poderão propor alguma visita opcional não incluída e não mencionada no programa.

Serviços incluídos no preço

  • Avião ida e volta
  • Transfer aeroporto-hotel-aeroporto
  • Serviço de autocarro segundo itinerário, com guia acompanhante falar espanhol
  • Estadia de 7 noites em meia pensão exceto 7º dia
  • 6 almoços e 1 jantar em restaurante/taberna (7ºdia)
  • Água às refeições
  • Entradas: Museo Etnográfico de Kruja, fortaleza de Shkodra, museo Onufri Berat, Castillo de Gjirokastra y casa Skendulaj, BunkArt Tirana
  • Seguro de viagens básico

Serviços não incluídos no preço

Tudo o que não esteja claramente especificado na secção “Serviços incluídos no preço”. Bebidas às refeições excepto água.

Hotéis previstos ou similares

Tirana H. Opera ****
Shkodra H. Bona Park ****
Alrededores Theth Hotel Kulla e Bajraktarit ****
Berat H. Belagrita ****
Gjirokastra H. Bineri Boutique ****
Vlora H. Regina Garden ***

Serviço de restaurante

Pequeno-almoço continental.
Almoço e/ou jantar serão servidos à mesa e à base de menús fechados com primeiro prato, segundo prato e sobremesas. Os hotéis reservam o direito modificar este serviço a tipo buffet sem aviso prévio, por necessidades operacionais.

Mais informações

https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/vai-viajar/conselhos-aos-viajantes/europa/albania

Albânia autêntica

5/5

LIGUE AGORA